🗓️ CALENDÁRIO NEAFRAR ✊🏾
"Sem identidade somos apenas objetos da história e não sujeitos da mesma" - Joseph Ki-zerbo (1922-2006), historiador e político de Burquina Fasso
Na data de hoje, 20 de junho, vamos memorar o nascimento do grande ancestral moçambicano Eduardo Mondlane (1920-1969), um dos principais responsáveis pela libertação de Moçambique como colônia de Portugal. Mondlane foi sociólogo e professor, formando-se em parte na Universidade de Witwatersrand na África do Sul e em outra na Universidade de Lisboa em Portugal, onde conheceu outros revolucionários africanos como Amílcar Cabral e Agostinho Neto. Posteriormente frequentou universidades estadunidenses em Ohio e Illinois obtendo o título de doutor em Sociologia.
Depois de algum tempo trabalhando na ONU e sendo professor em Nova York, a partir do início dos anos 60, Mondlane começa a ter mais contato com nacionalistas africanos e passa a estudar e projetar as condições de libertação dos países africanos que ainda eram colonizados, especialmente Moçambique, sua terra natal. Com outros companheiros, fundou a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) que com outras organizações, iniciou a luta armada em 1964. Poucos anos depois, em fevereiro de 1969 foi assassinado com uma bomba vinda numa encomenda. Na data de sua morte é marcado o Dia dos Heróis Moçambicanos.