COLÓQUIO SOBRE O GOLPE DE 1964: Roda de Conversa - (R)existência LGBT em tempos de Ditadura Militar no Brasil: "Dzi Croquetes" (2009)
Em 1972 estreava o primeiro show dos Dzi Croquettes. Com homens usando roupas femininas, de forma a mostrar as pernas cabeludas e a barba, ele logo foi um sucesso. Apesar disto, foi também banido pelo Serviço Nacional de Teatro. Incorporando o espírito da contracultura reinante na época, os Dzi Croquettes usavam a irreverência para criticar a ditadura militar brasileira (https://www.adorocinema.com/
Convidada - Manuela Tyler (Transcender)
Quando - 05/11/2024, 19h (terça)
Público-alvo - professoras(es) de História; técnicas(os) e professoras(es) da Educação básica (ensino Fundamental e Médio); integrantes de movimentos sociais; acadêmicos da graduação e da pós-graduação; imprensa; membros do poder legislativo, executivo e judiciário; integrantes de Conselhos Municipais; sociedade em geral.
Inscrições - GRATUITAS (https://forms.gle/
Entendendo o COLOQUIO DA UNIVASF SOBRE O GOLPE DE 1964: Cidadania no Brasil
O objetivo central do evento é promover um exame qualificado e interdisciplinar sobre a história e historiografia do Golpe empresarial-militar de 1964 no Brasil, considerando em particular o legado da força da utopia autoritária para a restrição da cidadania em nossa sociedade.
Buscamos ainda: examinar mudanças e permanências nos planos social, econômico, político e cultural de nosso país nos últimos 60 anos com destaque para as décadas de 1960 a 1980 e o processo de “redemocratização”; problematizar as relações entre Estado e Sociedade Civil a partir de vertentes clássicas como política econômica, sindicatos e partidos, mas também realçando outros sujeitos e campos como, por exemplo, movimentos sociais negros, resistência LGBTQIAPN+, políticas do regime militar para ciência, tecnologia e educação, entre outros.