Ciclo da Univasf tem lançamento de livro sobre histórias de mulheres negras nas últimas décadas da escravidão
Nesta quarta-feira, 23/10/2024, às 19h, teremos o lançamento do livro "Para serem donas de si: mulheres negras lutando em família (Feira de Santana, Bahia, 1871-1888)" de Karine Teixeira Damasceno.
Sua obra foi indicada pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese e ao Prêmio de Teses da Associação Nacional de História (Anpuh), recebendo Menção Honrosa no 7º Prêmio de Teses da Anpuh em 2021.
Karine Teixeira Damasceno é Mestra em História pela Universidade Estadual de Campinas na área de História Social (tendo publicado sua dissertação em 2022, "Mal ou bem procedidas: transgressões de regras sociais e jurídicas em Feira de Santana, Bahia, 1890-1920") e licenciada em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana.
A autora analisou documentos como ações de liberdade, assentos de batismo, atestados de óbito, cartas de alforrias, escrituras de compra e venda de pessoas escravizadas, inventários e procurações. A partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa, as marcas deixadas por essas mulheres em seu itinerário bem como de pessoas relacionadas a elas foram cruzadas.
Desse modo, foi possível saber que, a despeito da opressão interseccional sofrida de classe, gênero e raça, as mulheres negras foram personagens centrais na luta pela liberdade legal.
O cruzamento destes documentos permitiu constatar que as especificidades da escravidão feminina influenciaram suas escolhas por esse tipo de liberdade. Embora, na maior parte das vezes, suas vozes somente tenham podido ser ouvidas mediadas por outros personagens, a exemplo dos curadores que as representavam nas ações judiciais, suas atuações repercutiram nas avaliações e preocupações das autoridades, da classe senhorial e de integrantes do movimento abolicionista em âmbito nacional e internacional.
Karine Damasceno é professora efetiva da Universidade Federal do Vale do São Francisco, campus Senhor do Bonfim, no colegiado de História.
Esta atividade é resultado de uma parceria entre Colegiado de Ciências Sociais e Neafrar Univasf (Mês das Consciências Negras).
Onde: Univasf, campus Juazeiro, prédio dos colegiados, 1º andar, sala NT 03 (ao lado da escada).
Quando: 23/10, quarta, às 19h.