segunda-feira, 28 de março de 2022

XII MCN: INSCRIÇÕES ABERTAS para o MINICURSO "Quanto vale ou é por quilo?"

O Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-brasileiros Abdias do Nascimento e Ruth de Souza - NEAFRAR tem a alegria de anunciar à todas e todos o Minicurso "Quanto vale ou é por quilo?", uma das últimas atividades da programação da XII Edição do Mês das Consciências Negras. Os encontros ocorrerão de forma online, às 17 horas, nas segundas-feiras 18/04, 25/04 e 02/05. As inscrições são 100% gratuitas e os participantes poderão ter certificados de até 12h. 

Sob a coordenação do professor Nilton de Almeida (UNIVASF) e a professora Karina Leonardo (FACAPE), a proposta da atividade é discutir o filme "Quanto vale ou é por quilo?" (Sérgio Bianchi, 2005) a partir de diversos ângulos, em várias nuances. Na obra de drama, são colocados em paralelo o tráfico de escravos durante o século 17 e as ONGs voltadas para "caridade" na atualidade, e seus mecanismos de captação de financiamento público e privado. Serão discutidos os vários aspectos que fundamentam o filme como suas origens literárias, trilha sonora e construção do roteiro, fazendo com a longa metragem não seja o único material do minicurso. Confira abaixo!




Em cada encontro, à partir das 17 horas, teremos um encontro de até 2 horas síncronas e 2 horas (em média) de dedicação assíncrona, ou seja, para leitura, visualização e/ou escuta do material, bem como atividades de produção de texto e áudio.

  • Encontro 1 - 18 de abril, 17h - Machado de Assis: Da literatura ao cinema, uma história do Brasil
  • Encontro 2 - 25 de abril, 17h - Chico Science, Nação Zumbi e outros gêni@s da sonoridade do filme
  • Encontro 3 - 02 de maio, 17h - Dissecando o filme: O roteiro de Benaim, Cannito e Bianchi

Os materiais e links de acesso às salas virtuais serão compartilhados no e-mail informado no ato da inscrição. E então, bora participar?

INSCREVA-SE AQUI!

Histórias de resistência afro-brasileira à Ditadura Militar - inscrições gratuitas para palestra

Profa. Dra. Márcia Guena. Fonte - Facebook PARA INSCREVER-SE CLIQUE AQUI Palestra "Negros em Movimento(s): Histórias de resistência afr...