quinta-feira, 24 de março de 2022

CALENDÁRIO NEAFRAR - 04 a 21 de março

📆 CALENDÁRIO NEAFRAR - 04 a 21 de março 📆✍🏾


Dia  /  Ano

04  /  2010 - Falecimento de Johnny Alf 🎤
Johnny Alf é considerado o verdadeiro pai da Bossa Nova, criando no início da década de 50 canções e melodias que viriam a ser o estimado estilo musical e influenciando diretamente nomes como João Gilberto e Tom Jobim. Sendo um homem negro e assumidamente gay no cenário da boemia carioca, infelizmente experimentou o ostracismo e a discriminação, fazendo com que sua genialidade nunca de fato fosse reconhecida à altura.


06  /  1957 - Independência de Gana como colônia britânica 🇬🇭

07  /  1965 - Início da Marcha de Selma a Montgomery nos Estados Unidos pelo direito ao voto dos afro-americanos 📣


10  /  1910 - Falecimento de Harriet Tubman
Harriet Tubman é uma importante heroína afro-americana responsável por libertar centenas de escravizados no século XIX. Após fugir aos 27 anos da fazenda em que era escravizada, seguiu para o norte dos EUA  e tornou-se uma "condutora", uma pessoa que guiava fugidos da escravidão. Contava com uma rede de apoio em diversos estados e durante a Guerra Civil (1861-1865) trabalhou como espiã e enfermeira para o norte. Em 2016 foi indicada a estampar a nota de 20 dólares, se tornando a primeira personalidade negra a ser ilustrada na moeda americana.


10  /  2008 - Assinatura da Lei 11.645/08 
A referida lei estabelece para instituições de ensino fundamental e médio, sendo públicas ou privadas, a obrigatoriedade do estudo de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. A legislação tem como base a Lei 10.639/03 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional incluindo a temática de História da África e Cultura Afro-brasileira no currículo educacional do país.


14  /  1914 📚 Nascimento de Carolina Maria de Jesus

                  🎭 Nascimento de Abdias do Nascimento


14  /  2018 👩🏾‍🦱 Assassinato de Marielle Franco
Completam-se 4 anos do assassinato de Marielle Franco, vereadora eleita pela cidade do Rio de Janeiro, e Anderson Gomes, seu motorista. Executados numa ação coordenada, as investigações sofreram influências políticas com todas de delegados responsáveis e abdicação da promotoria. Mesmo com a falta de respostas sobre os responsáveis pelo crime, a figura de Marielle segue sendo central para o combate ao genocídio da população negra no Brasil e no mundo.



21  /  Anual ✊ Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
Em 21 de março de 1960, na província de Gautung na África do Sul, em pleno apartheid, ocorria uma manifestação de sul-africanos negros afetados pela Lei do Passe, que restringia duramente seus direitos no país. O que era para ser uma manifestação pacífica, tornou-se um massacre quando a polícia, essencialmente branca, abre fogo contra os manifestantes tirando a vida de 69 pessoas e ferindo outras mais de 180.
O ocorrido repercutiu internacionalmente, e na África do Sul as políticas de segregação endureceram ainda mais. Em 1966, a ONU determina que a data seja o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial em memória das vítimas do massacre.

Histórias de resistência afro-brasileira à Ditadura Militar - inscrições gratuitas para palestra

Profa. Dra. Márcia Guena. Fonte - Facebook PARA INSCREVER-SE CLIQUE AQUI Palestra "Negros em Movimento(s): Histórias de resistência afr...