quinta-feira, 23 de setembro de 2021

CALENDÁRIO NEAFRAR - 05 a 17 de setembro

 📆 CALENDÁRIO NEAFRAR DE VOLTA! ✊🏾

Reunimos alguns fatos da primeira quinzena de setembro importantes para a história da comunidade negra e ameríndia brasileira e internacional. Vamos revisitar o tempo?


▪️ 05 de setembro: Dia da Amazônia instituído desde 2008 através da Lei Federal N° 11.621/2007 que visa marcar a data para a conscientização da preservação do bioma pelo bem das comunidades que vivem das florestas e rios amazônicos e pela manutenção do planeta Terra. No entanto, segundo dados dispostos no site da Assembleia Legislativa de São Paulo, a quantidade de hectares desmatados na Amazônia somente em 2021 foi superior à área de 28 mil estádios do Maracanã! (Fonte: Site da Assembleia Legislativa de São Paulo)

▪️ 05 de setembro: Dia Internacional da Mulher Indígena foi instituído em 1983 durante o II Encontro de Organizações e Movimentos da América que ocorreu em Tihuanacu, na Bolívia. A data foi escolhida em memória do assassinato de Bartolina Sisa, em 1782, mulher quéchua que teve seu corpo esquartejado durante a rebelião liderada por Túpaj Katari, no Alto Peru. Na imagem, homenageamos Watatakalu Yawalapiti, liderança indígena, coordenadora do departamento de mulheres da Associação da Terra Indígena do Xingu (Atix Mulher). (Fonte: Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo; Portal Terras Indígenas no Brasil - Socioambiental)

▪️15 de setembro: Dia Mundial do Cabelo Afro que surgiu em 2016, a partir de uma reação do movimento negro estadunidense e britânico contra a aprovação de uma lei no estado do Alabama (EUA) que aprovava a recusa de emprego a pessoas com dreadlocks. Uma grande manifestação foi organizada na data que acabou deixando um marco para os movimentos negros ao redor do mundo. No ano de 2015 foi realizada em São Paulo a Primeira Marcha do Orgulho Crespo, e em 2018 foi aprovada a lei estadual N° 16.682 que institui a data de  26 de julho como o “Dia do Orgulho Crespo de São Paulo”. (Fonte: Portal #TôDeCacho)


▪️16 de setembro: Fundação da Frente Negra Brasileira (FNB) em São Paulo, no ano de 1931. Sendo umas das entidades negras brasileiras mais importantes do último século, tornou-se um partido político e realizava múltiplas ações pela população negra como formações, assistência social e médica, construção de uma escola além de outras atividades para associados. Foi o primeiro grupo organizado que pontuou que o “preconceito de cor” era um fator nacional e estrutural, o que não era consenso nem no meio civil, muito menos nos acadêmico. O grupo foi dissolvido por volta de 1937 com a ascensão da ditadura do Estado Novo. (Fonte: Fundação Palmares)

▪️17 de setembro de 1922: Nascimento de Agostinho Neto, primeiro presidente de Angola (1975-1979), após independência dessa de Portugal. Nasceu em Bengo em meio a uma família metodista – seu pai era pastor. Envolveu-se com grupos anticolonialistas quando estudava medicina em Portugal. Poeta nacionalista, seus escritos foram proibidos e esteve preso de 1955 e 1957, e outra vez, já em Angola entre 1960 a 1962. Conseguiu fugir para o Marrocos e posteriormente fundou a MPLA – Movimento Popular de Libertação de Angola, de tendência marxista. Conquistada a independência de Angola em 1975, o novo governo dirigido pela MPLA, contando com o apoio de Cuba, entrou em choque com grupos de direita, apoiados pelos EUA e pelo governo racista sul-africano. (Fonte: Portal Geledes)

Nos diz aí o que achou, qual(is) data(s) é mais marcante para você! Aproveita e compartilha esse conteúdo pra geral! 

🏃🏾‍♀️📲

Grupos Temáticos de Trabalho - Metodologia (3 de novembro)

 Grupos Temáticos de Trabalho Metodologia SEGUNDA-FEIRA, 3/11/25 14h - Abertura: instruções para funcionamento dos GT's 14h15 - GT's...