📅 CALENDÁRIO NEAFRAR ✊🏿
137 anos da abolição no Amazonas!
Por volta do século XIX, o quantitativo de escravizados na província do Amazonas não era tão expressivo quanto o que ocorria em províncias mais centrais do escravismo naquele período como Rio de Janeiro e São Paulo. Tal fator pode ter sido um facilitador para a forte propaganda abolicionista que ocorria na região norte do país, sobretudo pelo protagonismo da maçonaria.
Em março de 1880 foi fundada na província a "Sociedade Emancipadora Amazonense", e desse período até 1884, os orçamentos da organização eram voltados para compra de alforrias e a realização de festas e grandes eventos para marcar a entrega dos documentos. Através de dispositivos legais, era terminantemente proibido a entrada de novos escravizados em território amazonense, além de outras táticas tributárias para dificultar a venda e compra de pessoas.
No dia 10 de julho de 1884, o maçom e presidente na província, o Doutor Theodoreto Carlos de Faria Souto decretou a abolição da escravidão no Amazonas. A determinação veio quatro anos antes da abolição nacional e três meses depois da mesma determinação na província do Ceará, esta sendo a primeira do país.
Fonte: Portal Amazônia
Autoria: Ana Luiza Souza Jesus
