Há 16 anos o Mês das Consciências Negras - MCN - mobiliza a região do Velho Chico na agenda antirracista.
Em Novembro de 2025 temos a criação na Univasf da Superintendência de Políticas Afirmativas, Antirracismo e Diversidade (SPAADI). Assim, o MCN está de casa nova, mas nossos passos vêm de longe.
O MCN ano após ano vem se reinventando, e neste 2026 seguimos com a tradição. Desta feita, teremos uma AULA INAUGURAL, marcando o desenvolvimento de ações internas e externas ao longo do ano, para além do consagrado Novembro Negro.
Assim, convidamos a todes, todas e todos para dia 23 de fevereiro, segunda-feira, às 14h, participarmos da Aula Inaugural do Professor e Diretor de Programas da SE/MEC, Alexandre Brasil.
23/2/26, 14h – Alexandre Brasil (Aula Inaugural).
24/2/26, 14h – Nilton de Almeida, Cinedebate “Malês” (de Antonio Pitanga, 2025).
25/2/26, 14h – Cláudia Truká, “Arte, Cotidiano e Imaginário Indígena: reflexões e proposições (palestra)”.
Prof. Dr. Alexandre Brasil
Diretor de Programas na Secretaria Executiva do Ministério da Educação (SE/MEC)
É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Sociologia pela mesma instituição, e doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).
Realizou pós-doutorado em Antropologia na Universidade de Barcelona, na Espanha.
É professor titular da UFRJ, onde já foi diretor do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde e Pró-Reitor de Pessoal. Atuou como assessor na Presidência da República (entre 2012 e 2016) nas áreas de Participação Social e Direitos Humanos. Foi Secretário de Educação Superior (2024-2025) e atualmente ocupa o cargo de Diretor de Programas na SE/MEC.
ou acessando https://forms.gle/XyMo8bAKqvUawdT59