Na manhã de 6 de maio uma chacina aconteceu na Favela do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro, resultando na morte de 29 pessoas. Protestos e luto têm acontecido em todo o país, principalmente pelo movimento negro e ativistas antirracistas. Este é o contexto imediato de realização da primeira live do Pérola Negra da Univasf.
Hoje, 10 de maio, às 20h30, no perfil do Pérola Negra no Instagram (@perolanegraunivasf).
Nossa convidada é a professora Tatiana Emília Dias Gomes. Ela é professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense e Doutoranda em Criminologia pela Universidade Católica de Louvain-la-Neuve (UCL). É membro-pesquisador do Grupo de Pesquisa em Criminologia da UEFS (GPCRIM) e do Programa Direito e Relações Raciais da UFBA. Tem experiência profissional e acadêmica em conflitos agrários e conflitos socioambientais.
Agradecemos desde já pela participação e/ou divulgação de tão urgente pauta.
Atenciosamente,
Comitê Impulsor do Pérola Negra Univasf
Sobre o cartaz
O cartaz é organizado em três partes, na primeira metade à esquerda, temos o título da live, Chacina em vez de vacina – entendendo o genocídio. A segunda metade à direita é dividida em duas partes, acima está escrito numa caixa de texto preta, com contorno vermelho e o texto em letras vermelhas Pérolas Negras a live. Abaixo, uma caixa de texto verde, com contorno vermelho e o texto Nesta segunda 10/5/2021, 20h30, @perolanegraunivasf. Convidada: Profa. Dra. Tatiana Gomes (Direito/UFBA). No interior da caixa verde há ainda o logo do Instagram. Abaixo. Fora da caixa, está escrito Realização Pérola Negra e ao lado desta legenda a primeira logo do Coletivo Pérola Negra Univasf (está escrito Pérola Negra com o alfabeto wakandano). Como marca d’água há uma foto de reportagem dos Panteras Negras (25/4/1967) com o texto Why was Denzel Dowell killed? (Por que Denzel Dowell foi assassinado?) com uma foto de Denzel.