📅 CALENDÁRIO NEAFRAR ✊🏿
Há três anos, a rainha do soul fazia o seu retorno!
Aretha Louise Franklin nasceu na cidade de Memphis, no Tennesse em 25 de março de 1942. Sua trajetória musical começou na igreja, com o incentivo de sua mãe, a cantora gospel Barbara Siggers, e de seu pai, o famoso reverendo CL Franklin. Além de cantar, a pequena Franklin também aprendeu a tocar piano sozinha, e sempre acompanhando seu pai nos cultos itinerantes.
Assinou seu primeiro contrato com gravadora em 1961, quando passou a trabalhar com a Columbia Records. Com este selo nove álbuns, sem grandes hits nas paradas. John Hammond, diretor da gravadora a fazia cantar nos estilos jazz, doo-wop e blues, quando sua voz tinha talento para o R&B e soul. A falta de autonomia artística e a perda de sua produção a fizeram migrar para a Atlantic Records em 1967. Neste selo, enfim, pode ser mais livre para criar sua arte e consagrar-se como rainha do soul.
Sua voz potente marcou a posse de três presidentes estadunidenses (Jimmy Carter, em 1977, Bill Clinton, em 1993 e Barack Obama em 2009), e em 2011 foi eleita pela revista Rolling Stone como a Maior Cantora de Todos os Tempos.
Como muitos artistas negros da época, Franklin estampou a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, e seu pai organizou a famosa Detroit Walk to Freedom em 1963, a famosa passeata que foi encerrada com o histórico discurso "Eu tenho um sonho" por Martin Luther King. A poderosa faixa Respect, regravada de outro artista de soul, tornou-se nos anos 1960 um hino de imposição às pautas negras e feministas e é até hoje uma das grandes obras da cantora.
Aretha Franklin quebrou paradigmas, abriu portas e inspirou gerações com sua voz e suas mensagens de amor e respeito.
👑👊🏾🎙️
Fonte: Blog Music Non Stop (UOL); Wikipedia
Autoria: Ana Luiza Souza Jesus
