terça-feira, 22 de junho de 2021

CALENDÁRIO NEAFRAR - 23 de junho - Nascimento de Elza Soares


🗓️ CALENDÁRIO NEAFRAR ✊🏿

Na data de 23 de junho celebramos o nascimento da mulher do fim do mundo!

Elza Gomes da Conceição nasceu em 1930 no Rio de Janeiro, foi criada num cortiço no bairro de Água Santa. Aos 12 anos, foi obrigada pelo pai a casar-se com um homem que tinha tentado abusá-la e um ano depois, deu a luz seu primeiro filho. Começou a trabalhar muito cedo para sustentar a família e viu morrer um de seus bebês por desnutrição.

Mesmo com o talento e amor pela música, o início de sua carreira deu-se por razões de pura necessidade financeira. Ela decidiu cantar no show de calouros apresentado por Ary Barroso em 1953, e estando vestida com uma roupa larga da mãe presa com alfinetes, foi indagada pelo apresentador de "qual planeta" ela vinha, e então veio sua célebre resposta: "Do mesmo planeta que o senhor [...]. Do planeta fome". 

No início dos anos 60, conheceu o jogador Garrincha, com quem estabeleceu um conturbado relacionamento, marcado pela violência doméstica e alcoolismo - e vieram a separar-se em 1982, quando já tinham um filho criança. Cerca de quatro anos depois, o filho do ex-casal faleceu num acidente de carro, o que deixou Elza muito desestruturada. 

Durante a ditadura militar, a cantora foi perseguida por ter gravado o jingle de eleição de João Goulart, chegando ao ponto de ter sua casa invadida por agentes do DOPS em 1964. Sua carreira foi fortemente marcada pelos percalços do racismo, com boicotes e dificuldades para estabelecer contratos. Porém, isso nunca abalou sua vontade de cantar e explanar pelo toque do tamborim os desafios que via e vivia.

Em 2015, lançou o primeiro álbum de faixas inéditas, "A Mulher do Fim do Mundo". Três anos depois lançou uma nova obra chamada "Deus é Mulher", ganhando indicação ao Grammy Latino. 

🎤👸🏾🇧🇷

II Roda de Conversa do Mês das Consciências Negras

  Nesta quarta, 13/11, às 17h, damos continuidade a nosso ciclo de Rodas de Conversa, dentro da programação do já tradicional Mês das Consci...