📅 CALENDÁRIO NEAFRAR ✊🏿
123 anos da morte de Quintino de Lacerda!
Quintino de Lacerda nasceu escravizado em Itabaiana, Sergipe, na primeira metade do século XIX. Aos 19 anos foi vendido durante o aumento do comércio interno de escravos após a proibição do tráfico atlântico, e foi comprado como escravo de ganho doméstico por Joaquim e Antônio Lacerda Franco, em Santos no litoral paulista.
Com as filhas de seu senhor, aprendeu a ler e escrever e após 8 anos de trabalho, conseguiu sua carta de alforria. Era considerado um sujeito com grande poder de organização e persuasão, chegando ao ponto dos abolicionistas locais o contatarem para organizar nas matas do Jabaquara um quilombo, que pudesse agregar ao crescente quantitativo de escravizados fugidos das fazendas.
Assumiu a liderança do Quilombo de Jabaquara, com mais de 2 mil pessoas e nos dizeres do republicano Antonio da Silva Jardim, o território era "intransponível". Sendo admirado pela população negra local e tornando-se símbolo entre os abolicionistas brancos, Quintino de Lacerda acabou agregando uma figura contraditória, sendo cooptado pelas elites locais que utilizavam seus serviços e aproveitavam de sua liderança para seus próprios interesses.
Em 1895, foi eleito vereador para a Câmara Municipal de Santos e foi impedido de tomar posse por outros vereadores, que negavam-se compartilhar o poder com uma pessoa negra. O processo judicial favoreceu Quintino, e o presidente da Câmara e seu vice renunciaram o mandato, tornando Quintino Lacerda o primeiro vereador e presidente da Câmara negro da história de Santos. Recebeu ainda, no final do século XIX, o título de Major honorário pelo Exército Brasileiro.
Fonte: Wikipedia
Autoria: Ana Luiza Souza Jesus