📅 CALENDÁRIO NEAFRAR ✊🏿
Viva a memória de Clóvis Moura, o escritor da resistência!
Clóvis Steiger de Assis Moura nasceu em Amarante, no interior do estado do Piauí em 10 de julho de 1925. Foi um grande sociólogo, historiador, jornalista e escritor brasileiro, responsável pela publicação de importantes obras sobre a escravidão e a resistência negra no Brasil.
Iniciou sua militância política por volta de 1945 no Partido Comunista Brasileiro, até que em 1962, quando houve uma rachadura no grupo, filiou-se ao PCdoB. Trabalhou em jornais na Bahia e em São Paulo, contribuiu com o Movimento Negro Unificado (MNU) e a União de Negros Pela Igualdade (UNEGRO). Em 1975, fundou o Instituto Brasileiro de Estudos Africanistas (IBEA), onde eram promovidos debates, cursos e atividades culturais com a participação de militantes do movimento negro.
Da poesia aos ensaios acadêmicos, Moura sempre buscou centralizar a imagem do negro na história nacional como um agente ativo, que durante a escravidão desenvolveu múltiplas formas de resistência, fazendo um contraponto direto a outros intelectuais que davam à figura do afrobrasileiro e do escravizado um tom maior de passividade.
Entre as dezenas de publicações feitas, as principais são "Dialética radical do Brasil negro" (1994), "Imprensa negra" (1984), "Rebeliões da senzala: quilombos, insurreições e guerrilhas" (1988) e "Argila da memória" (1962), seu primeiro livro de poesias.
Moura faleceu aos 78 anos em 2003, em São Paulo.
👨🏽🦱✍🏽📚
Fonte: Literafro
Autoria: Ana Luiza Souza Jesus