Para a programação do XII Mês das Consciências Negras, nós do NEAFRAR/UNIVASF faremos homenagens mensais para diferentes figuras negras, de diferentes áreas do conhecimento, épocas e locais de origem.
A homenageada do mês de Agosto é a Dra. Jaqueline Góes de Jesus, cientista que ganhou destaque no ano de 2020 por ter coordenado a equipe que sequenciou o genoma do novo coronavírus, apenas 48 horas depois da primeira confirmação de contaminação por Covid-19 no Brasil.
A figura de Jaqueline Góes, no tempo e espaço que estamos vivendo, acaba por ser um forte contraponto aos discursos eugenistas, sexistas e anticientíficos que tem tomado conta do debate público brasileiro. Ela como mulher, negra, nordestina e cientista formada em contexto de grande investimento público na educação e ciência, nos ilustra e ilumina um outro país possível – e talvez, nem tão distante de nós.
Nesse sentido, damos destaque à importância de homenagear não apenas os que já se tornaram ancestrais, mas também o que são contemporâneos a nós, os que nos inspiram e estão movendo estruturas neste momento!
Que a coragem e excelência de Dra. Jaqueline nos aqueça e fortaleça para manter nossas rodas girando!
Referências: Alma Preta Jornalismo
Fonte da imagem: Site da Unigranrio