📅 CALENDÁRIO NEAFRAR ✊🏿
Há 4 anos perdíamos a pérola negra da MPB, Luiz Melodia!
Luiz Carlos dos Santos nasceu em 7 de janeiro de 1951 e cresceu no Morro de São Carlos, no bairro Estácio, Rio de Janeiro. Filho de um funcionário público e uma costureira, Melodia (nome que herdou do apelido artístico do pai) compunha e cantava desde a adolescência, chegando a formar, nos anos 1960, um grupo com amigos da vizinhança chamado "Os Instantâneos" que depois foi renomeado para "Os Filhos do Sol".
A frequência de Melodia nos sambas dos morros cariocas chamou a atenção de Wally Salomão e Torquato Neto, dois importantes poetas e críticos culturais. A partir daí, foi estabelecida a ponte entre Luiz e círculo da MPB, o que resultou na gravação de "Pérola Negra" na voz de Gal Costa em 1972 e pouco depois, de "Estácio, Holly Estácio" na voz de Maria Bethânia. Foi neste período que aderiu o seu nome artístico de Luiz Melodia, e estabeleceu-se como um influente compositor e intérprete.
Melodia também fez trabalhos como ator, tendo destaque os filmes "Casa de Areia" (Andrucha Waddington, 2005) e "Quase Dois Irmãos" (Lúcia Murat, 2005).
Faleceu aos 66 anos em 4 de agosto de 2017, vítima de um mieloma múltiplo, um tipo raro de câncer que atinge a medula óssea.
Salve Luiz Melodia! Viva sua poesia e talento! 🎤🧑🏿🦱
Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira; Wikipedia.
Autoria: Ana Luiza Souza Jesus