terça-feira, 27 de julho de 2021

CALENDÁRIO NEAFRAR - 27 de julho - Nascimento de Marielle Franco



📅 CALENDÁRIO NEAFRAR ✊🏿 
Hoje, Marielle Franco estaria completando 42 anos!

Marielle Francisco da Silva, mais conhecida como Marielle Franco, era filha de um casal de trabalhadores e como gostava de se apresentar, era "cria da Maré". No início dos anos 1990, começou a trabalhar como vendedora ambulante com seus pais para pagar seus estudos. Na adolescência, entre os 14 e 17 anos, chegou a ser dançarina da equipe de funk Furacão 2000. Ao completar dezoito anos, começou a trabalhar como educadora infantil numa creche, função que exerceu por dois anos. 

Em 1998 teve sua primeira e única filha, Luyara. Não conseguiu estabelecer um relacionamento mais duradouro com o pai de sua filha, mas no ano de nascimento dela matriculou-se no pré-vestibular comunitário oferecido dentro do Complexo da Maré. Em 2000, começou sua militância pelos direitos humanos após perder uma amiga numa troca de tiros entre policiais e traficantes. Dois anos depois, ingressou na PUC-RJ via ProUni, onde graduou-se em Ciências Sociais. Em 2014 defendeu sua dissertação de mestrado em Administração Pública pela UFF, intitulada "UPP - a redução da favela em três letras: uma análise política de segurança pública do estado do Rio de Janeiro". 

Sua carreira política, para além da militância exercida antes de entrar na universidade, engrena quando passa a integrar a equipe de campanha que elegeu Marcelo Freixo à deputado estadual pelo Rio de Janeiro em 2006, e com a posse dele, tornou-se assessora direta, trabalhando com ele por dez anos. Coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da assembleia legislativa fluminense, prestando auxílio jurídico e psicológico para familiares de vítimas de homicídios e policiais mortos durante o trabalho. Em 2016, em sua primeira disputa eleitoral, foi eleita com mais de 46 mil votos, sendo a quinta candidata mais votada na cidade e a segunda mais votada no país. Criticava abertamente a intervenção federal militar no Rio a partir de 2017, além da ação criminosa de milicianos.

Franco e seu motorista Anderson Gomes foram assassinados na noite do dia 14 de março de 2018. O fato desencadeou protestos pelo país e posicionamentos internacionais exigindo a investigação do caso. Segundo o Human Rights Watch, o assassinato da vereadora está relacionado à "impunidade existente no Rio de Janeiro" e ao "sistema de segurança falido". Após três anos, as investigações feitas até então confirmam que o crime foi premeditado, mas os mandantes e as razões de sua morte ainda são inconclusivos.

Justiça para Marielle Franco! 📢👩🏾‍🦱

"As rosas da resistência nascem do asfalto" 🌹 Marielle Franco dias antes de ser assassinada.

Fonte: Wikipedia; Instituto Marielle Franco
Autoria: Ana Luiza Souza Jesus

II Roda de Conversa do Mês das Consciências Negras

  Nesta quarta, 13/11, às 17h, damos continuidade a nosso ciclo de Rodas de Conversa, dentro da programação do já tradicional Mês das Consci...