📅 CALENDÁRIO NEAFRAR ✊🏿
18 de julho, Dia Internacional de Nelson Mandela!
Nelson Rolihlahla Mandela nasceu num vilarejo na região de Mvezo, na África do Sul, e era descendente de uma família de nobreza tribal. Foi o primeiro entre seus familiares a completar os estudos formais, o que era muito raro na época.
No início da década de 1940, formou-se em Direito pela Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo. Neste período, foi o primeiro negro a abrir um escritório de advocacia na cidade e já tinha atuações políticas em movimentos estudantis e em defesa da igualdade de direitos. Em 1948 o apartheid é instituído no país de forma oficial, impondo diversas restrições à população negra em âmbitos sociais e políticos. A principal organização política de resistência ao regime foi o Congresso Nacional Africano (CNA), ao qual Mandela ganhara grande destaque como líder.
Mandela defendia um processo de resistência não-violento, pautado no diálogo e desobediência civil. A partir dos anos 1960, o regime passou a se tornar cada vez mais rígido, dando o contexto para o Massacre de Sharpeville, em que 69 pessoas negras morreram em confronto com a política numa manifestação, e posteriormente, a prisão de Mandela em 1962. Foi condenado duas vezes à penalidade, sendo que a segunda o encaminhou para a prisão perpétua. Mesmo preso, Madiba (como também é chamado) manteve-se líder na luta contra o racismo em seu país, e 27 anos depois, após uma intensa campanha internacional por sua liberdade, conseguiu ser solto.
Em 1993 foi vencedor do Prêmio Nobel da Paz. No ano seguinte, foi o primeiro presidente negro sul-africano eleito democraticamente e seu mandato durou cinco anos. Seu legado para os direitos humanos e o combate à discriminação racial são incontestáveis, sendo ainda hoje uma referência para a cultura de paz e aos preceitos mínimos de uma democracia. Faleceu em 2013, aos 95 anos em decorrência de uma infecção pulmonar.
Viva Madiba! Viva a luta dos sul-africanos! 🇿🇦🙌🏿
Fonte: Guia do Estudante (Adaptado)
Autoria: Ana Luiza Souza Jesus