📅 CALENDÁRIO NEAFRAR ✊🏿
43 anos do lançamento do MNU!
No final da tarde da sexta-feira de 7 de julho de 1978, estavam reunidos mais de mil manifestantes negros, aos pés da escada do Theatro Municipal em São Paulo - edifício erguido sob trabalho escravo - para gritar e denunciar a situação lastimável da população negra, enfatizar a violência policial e conclamar ao povo para unir-se à essa luta por um Brasil diferente, que de fato um dia pudesse falar em "democracia racial".
O fato descrito ilustra o aparecimento histórico do Movimento Negro Unificado (MNU) para a sociedade brasileira, em plenos "anos de chumbo" do regime empresarial-militar que proibia prontamente manifestações de cunho racial, sejam culturais ou políticas. O grupo já tinha sido criado em 18 de junho daquele mesmo ano, mas a força para o ato veio após quatro jovens negros terem sido discriminados no Clube de Regatas Tietê. A estruturação do movimento reuniu estudantes, trabalhadores, jornalistas, militantes de esquerda, religiosos de matriz africana, artistas e muito mais.
Naquele momento, o MNU denunciava graves questões com relação direta à cor e classe, como o encarceramento e as execuções policiais, o que na época era ignorado pelos veículos de imprensa e pela academia. Hoje, grande parte dessas postulações são incontornáveis para o debate público do racismo no Brasil. O marco daquele dia histórico ainda ressoa fortemente como referência para a criação e organização de tantos coletivos negros país afora.
Viva a luta história do MNU! ✊🏿🙌🏿🇧🇷
Autoria: Ana Luiza Souza Jesus