sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Seminário Quilombos e Extensão no São Francisco






Com o objetivo de refletir sobre a importância das comunidades quilombolas do São Francisco, a partir de trabalhos que articulam extensão, ensino e pesquisa, será realizado no sábado, 24/8, no auditório do Espaço Plural, o Seminário Quilombos e Extensão no São Francisco. Atividade desenvolvida em parceria do Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento – Ruth de Souza (NEAFRAR), Mestrado em Extensão Rural e ETC (Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura), será realizada a partir das 8h, tendo como apresentadores tanto pesquisadores da região como egressos e discentes do Mestrado de Extensão Rural da Univasf.
As discussões girarão em torno em especial dos Quilombos Contemporâneos, sem deixar de também refletir sobre os Quilombos Históricos. A proposta é problematizar como os estudos mais recentes e clássicos como podem contribuir para garantir às novas e futuras gerações o direito à informação. No entendimento do coordenador do NEAFRAR, Nilton de Almeida, a contínua socialização e produção de pesquisas e trabalhos sobre os quilombos no Brasil são requisito fundamental para a defesa e consolidação da cidadania como um todo. Enquanto atividade realizada no âmbito do Mestrado, uma das ideias é “produzir subsídios para a formulação de políticas públicas democráticas de Extensão Rural e Assistência Técnica, pautadas pelo conhecimento da pluralidade e diversidade da realidade quilombola no São Francisco e no Brasil. A proposta é realizar este seminário anualmente e alcançar cada vez mais pessoas, pesquisadores e principalmente, comunidades e movimentos quilombolas”. O Seminário Quilombos e Extensão no São Francisco integra a programação do tradicional Mês das Consciências Negras da Univasf.



Clique aqui para se inscrever (são 60 vagas).

I Colóquio da Univasf sobre o Golpe de 1964 - 1o de Abril (19h, campus Petrolina)

  O objetivo central do evento é promover um exame qualificado e interdisciplinar sobre a história e historiografia do Golpe empresarial-m...